Primeiro-ministro declara feriado após 1ª medalha de Granada

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro de Granada deu uma tarde de feriado a todo seu país para celebrar a vitória do velocista Kirani James, medalha de ouro na corrida masculina dos 400 m.
Foi a primeira medalha olímpica da história da pequena ilha de Granada, no sudeste do Caribe, que tem menos de 110 mil habitantes.
"Foi uma conquista fantástica", disse Richard Simon, assessor de imprensa do primeiro-ministro Tillman Thomas. "Ela deu à Granada um sentimento de presença na comunidade internacional que não possuíamos antes, no contexto do atletismo mundial."
Velocistas caribenhos dominaram o pódio na corrida: James, 19, ganhou a corrida com o tempo de 43,94s, seguido pelo dominicano Luguelin Santos e por Lalonde Gordon, de Trinidad e Tobago, que levaram prata e bronze respectivamente.
Após a semifinal, domingo, James trocou o adesivo colado em seu peito, contendo seu nome e sua nacionalidade, com o sul-africano Oscar Pistorius, corredor biamputado que compete usando pernas postiças de fibra de carbono. Pistorius havia sido eliminado e o gesto de James foi televisionado para o mundo inteiro.


Oscar Pistorius (à dir.), da África do Sul, e Kirani James, de Granada, trocam os adesivos de identificação no domingo, após a semifinal dos 400 m
Na segunda-feira, quando James disputou o ouro em Londres, telões foram colocados em quatro parques e estádios para que seus compatriotas granadinos pudessem acompanhá-lo. Os espectadores vestiam as cores nacionais de Granada: verde, dourado e vermelho. Quando James terminou a corrida em primeiro, meio segundo à frente de Santos, eles saíram correndo pelas ruas e soprando em conchas.
Os prédios do governo fecharam ao meio-dia e muitos dos foliões foram à cidade natal de James, uma vila de pescadores chamada Gouyave, para comemorar. Cantores de calipso compuseram novas canções dedicadas a James, que é conhecido por lá como "o Jaguar."
"É um carnaval fora de época para nós", disse Simon. "Será basicamente uma apoteose de três ou quatro dias por conta do resultado de Kirani na Olimpíada. É uma enorme festa."

...

  ©Blog Revolucionando - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Browser | Template original Dicas Blogger | Topo