As coisas Inúteis q a humanidade insiste em NÃO abandonar - A COBIÇA PELA "GRANDEZA"
"Na tarde de ontem, nosso amigo Cristiano Machado do Blog "Crentassos", deflagrou uma proposta aos blogueiros Cristãos. Propôs que escrevêssemos sobre as As coisas Inúteis q a humanidade insiste em NÃO abandonar. A idéia é, cada blogueiro entra nessa lista aqui escolhe por sua própria conta e risco uma COISA INÚTIL QUE A HUMANIDADE INSISTE EM NÃO ABANDONAR, escrever e pronto [rs]. Então vamos ao que interessa, certo? O tema Escolhido por mim foi "A cobiça Pela 'Grandeza'"
Nós crescemos numa cultura onde ser GRANDE, poderoso, rico e etc, é sinônimo de ser bem sucedido. Ser poderoso e ter as melhores coisas dessa terra é o padrão de vida BEM SUCEDIDA. Com essa idéia incutida na nossa mente, nós vivemos nossas vidas em função de ser notado,e pra ser notado, vivemos nossas vidas em função de ter um bom carro, uma bela(o) esposa(o), um emprego que nos dê um gordo salário, posição social, etc. Todos nós somos atraídos pela Grandeza, por ser GRANDE, por ser apontado por nossos vizinhos como exemplo de vida bem sucedida. Parece que isso está no nosso DNA.
Dentro das nossas igrejas não é diferente do que se passa lá fora, na sociedade. Afinal, a igreja é feita dos mesmos humanos que estão lá fora, na sociedade. Foi na Igreja, que essa minha mania de ser Grande se intensificou mais. Pois na igreja, é onde ouço mais as expressões do tipo: "Nós somos a igreja do PODER"; "Não se conforme com o pequeno, Deus tem coisas GRANDES"; "Seu carro tem que ser o MELHOR"; "Meu irmão compre uma TV de EXCELÊNCIA pra sua casa" e coisas do tipo que você bem sabe. Ou seja, tanto na igreja, como na sociedade, vivemos numa corrida desenfreada buscando ser Grande.Mas em contra partida, a Bíblia vem nos propor algo que é totalmente o oposto disso. E convenhamos, a Bíblia tem dessas coisas estranhas [ao nosso padrão] a nos propor. Um exemplo é esse texto de Fl 2:5 - 8
Jesus fez o inverso do que o mundo e muitos da igreja nos propõe, abandonou toda sua Grandeza, toda sua Realeza, todos os privilégios que tinha. Simplesmente se fez homem, e se humilhou, indo de REI a SERVO por sua própria vontade. Ao contrario de nós, Jesus não tinha essa sede de Poder e Grandeza. Jesus vivia despreocupado, e nos aconselha a fazer o mesmo em Mt 6:28. Como se não fosse o bastante Jesus ter feito isso, Paulo fecha o balão dizendo que temos que O imitar. "Mas que loucura é essa????" diria um amigo meu. Essa loucura deveria ser o padrão de comportamento daqueles que se dizem seguidores de Jesus. Essa é proposta de Paulo, e também de Jesus.De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Muitos de nós tem tentado viver essa "humildade", mas pensando na exaltação. Homens que vivem pensando na recompensa de seus atos. Ofertamos esperando receber a "Compensação" pela nossa "Generosidade". Andamos como aqueles fariseus, que tocavam Trombetas anunciando seus atos. Temos sede por esse reconhecimento, e poder ser chamado de GRANDE no Reino de Deus.
Jesus considerou toda essa mania de ser Grande, uma GRANDE INUTILIDADE, e provou isso com sua própria vida. O problema não estar em ser rico ou poderoso, mas ter sua riqueza como seu tesouro. Ter sua posição social e ascensão, como Alvo principal de seus esforços. Jesus falou uma certa vez "onde está seu tesouro, aí estará seu coração". Quando eu e você, empenhamos nossos esforços e energia em busca de poder e grandeza, mostramos pra Deus onde realmente está nosso coração.
Espero em Deus, que você perceba a inutilidade da busca desenfreada pela Grandeza. E que não demore como Salomão demorou. Que só percebeu o quanto era inútil tudo isso, quando já estava no fim de sua vida:
"Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol." Ec 2:11
Certo de que esse tema nos renderia um livro, encerro esse pequeno texto com mais uma frase Louca de Jesus: "aquele que quer ser o maior, que seja o menor"
Paz, é só.
Thiago André






