sábado, 13 de novembro de 2010

Defendendo o Que?



 

 
Apologética é o nome de uma das disciplinas teológicas. O termo deriva da palavra grega "apologeisthai", que expressa a noção central da idéia de "defesa", no nosso caso defesa da Fé Cristã.
 Se você jogar essa palavra no Google, logo vai aparecer um bom número de blogs e sites cristãos, que é destinado a isso: "defender a Fé Cristã". Impressão que temos é, que se o Blog é cristão, ele também é apologético. Hoje blogosfera cristã deva ter pelo menos 90% de sua totalidade voltada a esse tema

 Você diria: "Thiago que mal tem nisso?" Eu digo: mal nenhum! Na verdade eu acho ótimo, pois é uma boa oportunidade que nós temos de conhecer ideias além daquelas já apresentadas a nós, conhecer o que há fora da nossa caixa, sair do nosso nicho e ver como o irmão pensa determinado assunto. Bom, pois nos dá oportunidade de questionar, compartilhar, quebrar conceitos e aprender a defender aquilo que nós acreditamos. Aprendi excelentes coisas com esses blogs.

  

Mas por conta da popularidade desses blogs e a democratização que Internet nos proporciona, tem surgido uma classe de "profetas", são Profetas e Teólogos de internet, que só querem bater e criticar. Há uma diferença entre o Defensor da Fé e o Crítico. O Defensor da Fé não se conforma com o erro, anuncia o erro, pois obedece a voz de Deus e quer ver o pecador se arrepender. Já o Crítico, anuncia o erro, pois quer ver o circo pegar fogo, quer por o pecador em saia justa. O Defensor da Fé não se alegra no pecado que denuncia, pelo contrário tem vergonha e tristeza pelas coisas que acontecem dentro da Igreja. O Critico parece querer promover o pecado e não o perdão que Deus pode dar.

 Hoje, chegamos ao ponto de não sabermos o que, ou quem estamos defendendo, viramos uma espécie de Profeta Sem Causa, que anuncia "pecados" por anunciar, só pra dizer: "estou exercendo o ministério que Deus me deu". Em 1Rs 18 nós vemos um Elias preocupado, não com sua honra e reputação da sua religião, mas preocupado em glorificar e obedecer a Deus, ao ponto de enfrentar cerca de 850 profetas. Tudo pra glorificar o Senhor. E vemos no desfecho da história ele convidando o povo a arrependimento, e trazendo uma nova onda de avivamento  e relacionamento com o verdadeiro Deus. Está faltando profetas tipo Elias, que está preocupado em que o nome de Deus seja Glorificado e trazer Vidas ao Arrependimento.

  

Gosto de defender a Fé Cristã, de preservar o verdadeiro Evangelho. Acho que todo cristão tinha que saber defender sua fé, mas isso dever sempre ser feito pra glorificar a Deus e trazer arrependimento. Acredito piamente nesse ministério, o da defesa do Evangelho Bíblico, porém o que tem acontecido é que nos encantamos com a sujeira que tiramos do meio da igreja. Hoje, há os caçadores de anomalia gospel, pessoas que tem se alimentado desse tipo de "entretenimento". O que era pra ser motivo de vergonha e tristeza, tem se tornado alegria, pois é mais um assunto pra praça. Não queremos REFORMAR nada, só queremos expor as DEFORMAÇÕES. Temos sim que expor as deformações, mas sempre pensando no arrependimento, na mudança, na Reforma.
 
 Reconheço que há uma linha muito tênue dividindo o Defensor da Fé e o Defensor sem Causa, e tenho proposto em meu coração e não ser um defensor de causa nenhuma, quero defender o evangelho de Cristo. Pra isso vou continuar a pregar contra as invencionices teológicas que invadem nossas igreja, contra todo vento de doutrina estranha, mas sempre esperando arrependimento e  mudança de quem é a Igreja, sempre preocupado com glorificação do nome de Deus.

Reformador que não espera que a REFORMA aconteça, com certeza está Deformado.
 
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

...

  ©Blog Revolucionando - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Browser | Template original Dicas Blogger | Topo